As provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi aplicada nesta terça, 2 de Junho. Sua 11ª edição bateu recorde de inscrições, com 99,48% dos municípios do país participando.

As provas consistem em 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas escolas para as turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Médio.

Os alunos com a melhor pontuação são selecionados para a segunda fase, em que provas compostas por seis questões dissertativas, nas quais serão explorados assuntos como cálculo e raciocínio. Essa fase está marcada para o dia 12 de setembro e serão realizados nos centros regionais.

“Como é uma inscrição voluntária, essa atividade mostra realmente estar mantendo o seu vigor, apesar de ser uma atividade dirigida a uma disciplina que normalmente é considerada difícil, árida”, afirma o diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), professor César Camacho. Ele ainda destaca o alto número de inscrições devido ao fato de a olimpíada apresentar “a matemática de maneira mais interessante, mais desafiadora, mais cativante para um estudante que quer usar a cabeça, pensar e resolver problemas do cotidiano”.

O resultado da Obmep será no dia 27 de novembro, e 6.500 alunos serão premiados: 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 alunos com menções honrosas. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios também serão premiados conforme o desempenho dos alunos.